Uma análise sobre a história e a evolução da logística

Uma análise sobre a história e a evolução da logística

0
(0)

Não se pode negar a importância da logística na integração de uma cadeia de suprimento e de que forma essa integração traz ganhos aos resultados das empresas. Mas de onde surgiu essa ideia? Quando podemos dizer que começou a história da logística e como foi a evolução ao longo dos anos? Quando podemos identificar, na história da humanidade, os primeiros sinais de uso dos conceitos logísticos? Essas, sem dúvida, são perguntas em que a resposta não é tão fácil!

Primeiros sinais da logística

A bibliografia não é muito convergente sobre quando começaram a surgir os primeiros sinais de uso da logística pelo homem. Na realidade, podemos dizer a história da logística teve início já no tempo das cavernas. Por exemplo, o Homo sapiens já aplicava alguns conceitos logísticos ao estabelecer qual região lhe era mais adequada para caça. Ou então quando descobriu que poderia armazenar o produto da caça para sustento seu e de toda a comunidade a qual ele pertencia.

A maioria dos bandos sapiens vivia se deslocando, vagando de um lado para outro em busca de alimento. Seus movimentos eram influenciados pela mudança das estações, pela migração anual de animais e pelo ciclo de crescimento das plantas.

Harari, Y. N.  Sapiens – uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2019. p.56-57.

Milhões de anos mais tarde, gregos e romanos utilizavam a logística para manter em marcha seus exércitos, suprindo-os com alimentos e armas para que obtivessem êxito na expansão de seus domínios. Há relatos de que o exército romano marchou cerca de 26 km durante quatro semanas na guerra púnica contra Cartago, nos anos 264-241 a.C. Então como fazer que esse exército fosso suprido ao longo dessa marcha?

No reinado de Luiz XIV surgiu o cargo de General de Logis
Luiz XIV, o Rei Sol

Os primeiros registros históricos, mais objetivos sobre a organização da logística, datam do século XVIII, no reinado de Luiz XIV, o Rei Sol, na França. Em seu reinado, foi criado um posto de Marechal, chamado de General de Logis, que era responsável pelo suprimento e pelo transporte de material bélico e suprimento nas batalhas. Assim ele era um responsável administrativo pelos exércitos em campos de batalha.

Períodos de guerra e a evolução da logística

Ao longo da história e da evolução da logística, os períodos de guerra foram aqueles nos quais a logística mais se desenvolveu. Desde a criação do posto de General de Logis, por Luiz XIV, até o momento em que a Agência de Inteligência Americana passou a se preocupar mais com a logística na Segunda Guerra Mundial, foram vários os momentos em que os exércitos se utilizavam de conceitos, ainda pouco estruturados, para atingir seus objetivos de vitória.

Mas foi quando a Agência de Inteligência Americana pediu apoio a professores da Universidade de Harvard, no desenvolvimento de estratégias e ferramentas visando os esforços americanos na Segunda Guerra Mundial, que se deu um passo, talvez involuntário, para a expansão da logística no mundo empresarial.

A Logística como ciência

Na década de 50, com base nas experiências da Segunda Guerra, a logística começa a ser estudada como disciplina nos cursos de Engenharia e Administração na Universidade de Harvard, iniciando, dessa forma sua expansão pelo mundo empresarial.

A partir daí, novos marcos a impulsionaram, como o desenvolvimento da tecnologia da informação, a crise do petróleo e a globalização das empresas, na busca por novos mercados, até a chegada ao século XXI, com uma nova forma de comportamento do consumidor, muito mais exigentes e com muito mais informação à sua disposição.

Portanto, hoje, passados todos esses anos, não há como fechar os olhos aos conceitos e ferramentas que a logística coloca à disposição das empresas. A partir de sua história e evolução, a logística tem como objetivo de auxiliar a gestão da cadeia de suprimentos, atendendo aos clientes com um nível de serviço adequado, sempre buscando a otimização dos custos.


Se você gostou desse assunto saiba que este e muitos outros, relacionados à logística empresarial, são discutidos em nosso curso Logística Integrada na Cadeia de Suprimento. Conheça o programa completo do curso.

Deixe seu comentário e compartilhe esse artigo em suas redes sociais.

REFERÊNCIAS:

Harari, Y. N.  Sapiens – uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2019.

Como você classifica esse post?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.