Como foi a evolução da logística ao longo dos séculos?

evolução da logística

Como foi a evolução da logística ao longo dos séculos?

3
(3)

A logística, como hoje é conhecida e praticada nas empresas, teve objetivos bem diferentes no seu início. Ao longo dos séculos, os conceitos sobre logística foram ampliados e aperfeiçoados, transformando-a em uma ciência. Essa evolução da logística pode ser percebida em diversos momentos da história, que foram caracterizados por avanços que impulsionaram a adoção de práticas que até hoje são utilizadas na gestão da cadeia de suprimentos pelas empresas.

No início dos tempos

Ainda na Idade da Pedra, há cerca de dois milhões de anos, os homens, como nômades, já precisavam se organizar para que tivessem alimentos suficientes para sua subsistência. Para isso, desenvolviam ferramentas para caça, além de terem a necessidade, baseada na experiência local, de saberem quando e quanto caçar para que pudessem suprir suas necessidades.

a caça na evolução da logística
A caça era a principal forma de obter alimentos para os homens da Idade da Pedra

A descoberta do fogo trouxe uma nova possibilidade, já que os alimentos quando cozidos duravam mais tempo, permitindo então que a prática da caça fosse planejada dentro dessa nova realidade. Nessa época, a gestão sobre os suprimentos era a maior preocupação, focada evidentemente na subsistência da tribo. Já era necessário armazenar alimentos para que pudessem atender às demandas da tribo, principalmente em situações climáticas mais críticas.

Anos mais tarde, quando os povos começaram a guerrear entre si para ampliar seus domínios, a evolução da logística mais uma vez foi fundamental para garantir o suprimento tanto de alimento quanto de material bélico nos campos de batalha.

Na Idade Média, período em que essas guerras eram frequentes, começaram a ser utilizadas estradas e armazéns para abastecimento dos exércitos. Os castelos se tornaram armazéns estratégicos, onde a agricultura e a pecuária eram desenvolvidas exatamente para suprimento aos exércitos e à população que ali morava. Por isso, a conquista desses castelos era tão importante, pois se conseguia atingir um ponto nevrálgico de um povo, permitindo a expansão dos domínios do conquistador.

Muitos exércitos foram reconhecidos por seu planejamento, criando várias frentes de batalha, todas elas com suprimento adequado para que tivessem sucesso em suas empreitadas. Era importante saber exatamente o que deveria ser carregado para que isso não fosse, para o exército, um problema a mais a ser enfrentado. Destruir o inimigo já era uma tarefa significativamente árdua. Então um adequado planejamento do suprimento era fundamental para que tivessem êxito na tarefa de realizar novas conquistas.

O desenvolvimento industrial

A Revolução Industrial trouxe uma nova etapa à evolução da logística, que foi o desenvolvimento dos meios de transporte. E isso fez com que a logística alcançasse um novo patamar, na medida em que as ferrovias e os navios passaram a ser utilizados para transporte de cargas.

Diversas indústrias tiveram um desenvolvimento acelerado, como as de material bélico e a automobilística, provocando uma verdadeira revolução em relação às formas como os serviços militares passaram a ser realizados. Essas mudanças ampliaram as capacidades de armazenamento e transporte, exigindo das nações um planejamento ainda maior nos campos de batalha.

Dentro desse momento na evolução da logística, a indústria automobilística, entre todas, foi aquela em que houve um grande desenvolvimento das técnicas de produção, visando, principalmente a otimização dos estoques e a redução do custo para fazer frente às necessidades e exigências dos mercados.

evolução da logística na indústria automobilística
A indústria automobilística exerceu um papel fundamento no desenvolvimento da produção de bens em uma cadeia de suprimentos

As Grandes Guerras Mundiais também foram marcos importantes na evolução da logística. Na Primeira Guerra Mundial destaca-se o desenvolvimento dos motores a combustão, que auxiliaram a movimentação dos exércitos, e na Segunda Guerra, o desenvolvimento das telecomunicações, que foi um diferencial, permitindo um fluxo de informações muito mais intenso do que antes.

Com o fim da Segunda Guerra, o mundo abatido teve que se recompor e com isso houve um significativo aumento do mercado por produtos. Toda a logística desenvolvida ao longo desse período de guerras, passou a ser aplicada nas empresas, surgindo então a logística empresarial.

Professores da Universidade de Harvard, que estudaram esse histórico de desenvolvimento, passaram a lecionar essas disciplinas nos cursos de Administração, contribuindo para a disseminação e aplicação dos conceitos logísticos nas empresas, marcando mais uma etapa no processo de evolução da logística.

A evolução da logística no século XX

A partir desse crescimento do mercado, e consequente do aumento tanto das quantidades quanto da variedade de produtos, o desenvolvimento logístico foi a forma natural encontrada pelas empresas para atender adequadamente esse novo consumidor.

Saber como atender ao mercado, entregando os produtos onde os consumidores tinham necessidade, e operar a um custo baixo, que otimize seus resultados, passou a ser o maior desafio na gestão das cadeias de suprimento.

Além disso, as áreas de logística se aproximaram de outras áreas da empresa, como o marketing, por exemplo, de forma a otimizar os custos de distribuição para atendimento aos diferentes pontos de venda.

O desenvolvimento tecnológico, principalmente da tecnologia da informação, também foi um fator de grande importância, permitindo agilizar e garantir os fluxos de informação dentro e fora da empresa, consolidando o relacionamento com fornecedores e clientes.

Especificamente no Brasil, a evolução da logística ocorreu de forma intensa na década de 90, a partir da estabilização econômica provocada pelo plano Real, mas também pela abertura de mercado, fazendo com que novas empresas, que já tinham experiências com a logística fora do Brasil, pudessem oferecer produtos mais adequados ao mercado. As empresas brasileiras tiveram que dar uma rápida resposta, o que provocou um grande desenvolvimento da logística em suas cadeias de suprimento.

E quais são os desafios de hoje?

Poderíamos dizer que a partir da pandemia do COVID-19, as empresas tiveram que rever seus processos, atualizando-os para novas práticas de mercado, principalmente no que se refere ao desenvolvimento das operações de venda por e-commerce.

O isolamento social, necessário para conter a disseminação do novo coronavírus, provocou uma mudança de comportamento do consumidor, que passou a fazer suas compras de casa, pela internet. E como essa experiência foi realizada ao longo de um grande período, as pesquisas têm mostrado que mesmo no “novo normal”, será grande o número de pessoas que passaram a fazer compras básicas pela internet. Ou seja, foi criado um hábito que alterou as formas de operação no mercado.

E com isso, as empresas precisaram reorganizar suas operações, tanto para entrega, como para devolução de produtos, pois já que os clientes não têm o contato físico com o produto antes da compra, esse passou a ser um direito respeito (o da devolução do produto).

Resumindo

Em resumo, desde a Idade da Pedra até hoje, a evolução da logística se deu através de várias etapas, culminando com a sua incorporação práticas empresariais, visando a otimização das operações. Podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que hoje é fundamental para que qualquer produto ou serviço chegue até você e muitas vezes, na maioria delas inclusive, a logística é preponderante para se alcançar melhores resultados nas empresas.


Gostou desse tema? Ele, assim como outros, fazem parte de nosso curso online sobre Logística integrada na cadeia de suprimentos! Para conhecer, na íntegra, o programa do curso, clique aqui.

Deixe seu comentário e compartilhe esse artigo em suas redes sociais.


FONTE: Santos, Helson. História da Logística: da antiguidade ao século XXI. LOGSTORE: dez 2018.

Como você classifica esse post?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.