Blog Logística Sem Mistérios

A logística dos ovos de Páscoa: produção e distribuição

Uma musiquinha infantil pergunta ao coelhinho da Páscoa… “Coelhinho da Páscoa o que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim…” De uma forma lúdica, essa cantiga nos remete à forma como as atividades envolvidas na logística dos ovos de Páscoa ocorrem para que possamos receber e presentear as pessoas com ovos de chocolate no período da Páscoa.

O que muita gente nem imagina, quando visita os mercados e lojas de produtos de chocolate, é quão trabalhosa e extensa é a cadeia de suprimentos para produção e distribuição dos ovos de Páscoa, delícias que tradicionalmente consumimos nessa época. Nessa publicação, vamos apresentar a logística dos ovos de Páscoa, desvendando alguns detalhes quanto à produção e distribuição, que ficam desapercebidos aos consumidores desse produto!

A origem dos ovos de Páscoa

Os ovos de Páscoa são um símbolo tradicional de uma das principais celebrações do cristianismo. A tradição de dar ovos de chocolate como presente, nesta época do ano, tem origem em práticas pagãs que remontam aos tempos da antiguidade.

Nessa época, os ovos simbolizavam a fertilidade e o renascimento da vida na natureza, principalmente com a chegada da primavera no Hemisfério Norte. Os antigos persas, romanos e egípcios já tinham o costume de presentear ovos decorados nesta época do ano. Os romanos acreditavam, a princípio, que o mundo teria a forma oval. Existem, ainda, alguns contos chineses que associam o surgimento do universo à quebra de um ovo, a partir do qual foi criado o deus Pan Ku.

Além da cultura do Oriente Médio e da Ásia, na Europa também havia algumas crenças associadas a ovos. A deusa Eostre, cultuada no norte da Europa, considerada a deusa da fertilidade, tinha o seu culto associado a ovos e coelhos.

Com a início do cristianismo, a tradição dos ovos foi incorporada à celebração da Páscoa. Segundo a Tradição cristã, a Páscoa marca a ressurreição de Jesus Cristo após a sua crucificação, simbolizando a renovação da vida e a esperança na vida eterna. Assim, os ovos, que representavam a fertilidade e o renascimento, passaram a estar relacionados, também, à ressurreição de Cristo.

Com o passar do tempo, os ovos de Páscoa se tornaram mais elaborados e sofisticados. Acredita-se que a produção de ovos de chocolate teve início no século XVIII, quando alguns confeiteiros franceses tiveram a ideia de rechear os ovos com chocolate. Esse fato parece ter sido uma ótima ideia, pois até hoje os ovos de Páscoa são feitos de chocolate e decorados com cores e formas variadas. A tradição de presentear ovos de chocolate na Páscoa é muito forte em muitos países, especialmente no Brasil e em outros países da América Latina. Toda essa evolução trouxe uma série de requisitos às operações envolvidas na logística dos ovos de Páscoa.

O mercado de ovos de Páscoa

Depois de uma retração marcada pelo período da pandemia da COVID-19, em 2020, o mercado de ovos de Páscoa vem crescendo ano após ano. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), em 2022 foi registrada a produção de mais de mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa, significando um crescimento de mais de 13% em relação ao ano anterior. Para 2023, a expectativa do setor não é diferente, projetando uma continuidade no crescimento das vendas, segundo palavras do presidente da ABICAB. Algumas empresas esperam um crescimento da ordem de 30% nesse ano!

A expectativa é de termos novamente uma Páscoa com continuidade de crescimento (em vendas).

Ubiracy Fonseca, presidente da ABICAB

Uma outra característica do mercado de ovos de Páscoa é a variedade de produtos, desde diferentes tamanhos, até sabores, trazendo para os ovos de chocolate alguns sabores tradicionais de outras marcas do mercado, transformando barras de chocolate, doces e bombons em ovos de Páscoa. Isso tem um impacto direto nas operações envolvidas na logística dos ovos de Páscoa.

Além disso, já há alguns anos, a tendência é de incorporar outros brindes aos ovos de Páscoa, que além de recheados com bombons ou chocolates, passaram a receber brinquedos e outros tipos de brindes.

A expectativa para a Páscoa de 2023 é que sejam colocados cerca de 440 itens de Páscoa, dos quais 163 seriam lançamentos. Isso representa um total de 37% de novos produtos. Desde 2015, segundo a ABICAB não havia tantos lançamentos de produtos nessa época do ano, o que mostra a disposição e a expectativa dos fabricantes em relação ao mercado de ovos de Páscoa.

Logística dos ovos de Páscoa: produção

A produção, como parte da logística dos ovos de Páscoa, assim como qualquer processo industrial, é formada por uma série de etapas sequenciais, que incluem o recebimento da matéria prima, o preparo da receita, a moldagem dos ovos de chocolate, a decoração do produto e a embalagem. Quanto maior for a variedade de produtos, mais variadas serão as receitas, que podem incluir diferentes tipos de chocolate (ao leite, branco, amargo, diferentes percentuais de cacau etc.) e ingredientes adicionais como castanhas, frutas secas etc.

Quando os ovos de Páscoa são recheados com brindes, há ainda um processo adicional relacionado com o ensacamento dos brindes que serão colocados dentro dos ovos de chocolate, ressaltando que apesar de serem processos realizados separadamente, são complementares, pois a embalagem do ovo de Páscoa depende do ensacamento do brinde.

Fonte: CNN Brasil

Uma grande preocupação na logística dos ovos de Páscoa, quanto à fabricação, é o cuidado com relação à qualidade do produto, principalmente ao considerarmos o seu consumo. Assim, cada etapa do processo é cuidadosamente controlada, para garantir que os ovos de chocolate sejam de alta qualidade e seguros para consumo. Por exemplo, na armazenagem deve haver um controle da umidade do ambiente já que a água pode interferir na qualidade do produto armazenado.

Um outro aspecto muito importante em relação à produção, na logística dos ovos de Páscoa, está relacionado com a sazonalidade desse produto. Apesar do mercado de produtos de chocolate existir ao longo de todo o ano, o de ovos de chocolate é sazonal, pois esse tipo de produto só é comercializado, em grandes quantidades, no período da Páscoa.

Isso faz com que o trabalho de planejamento da produção tenha que ser muito bem realizado, para garantir a entrega dos produtos dentro dos prazos requeridos para a data. Esse planejamento na logística dos ovos de Páscoa, de maneira geral, se inicia quase 1 ano antes da Páscoa, quando as empresas fazem a previsão da demanda, tomando por base o histórico de vendas, associados a outros fatores, e começam as negociações com os fornecedores da matéria prima principal (cacau ou chocolate) para garantir o suprimento para a produção.

A entrega dos produtos costuma, também, começar a ser realizada bem antes da Páscoa, cerca de 60 a 90 dias antes da festa. Porém, há uma necessidade de reposição dos produtos, que tende a aumentar a medida em que se aproxima a data da Páscoa, quando o movimento dos consumidores em relação às compras é maior, impactando diretamente a logística dos ovos de Páscoa. Tudo isso deve ser considerado no planejamento da produção para não haver falta de produto nas prateleiras.

Os desafios da armazenagem e transporte na logística dos ovos de Páscoa

Depois de produzidos, os desafios, na logística dos ovos de Pascoa, começam com as operações de armazenagem e transporte dos ovos de chocolate, que devido à sua estrutura e composição, podem sofrer diferentes tipos de danos nessas operações.

Os ovos de Páscoa são feitos de chocolate, produto que os torna frágeis e propensos a quebrar durante o transporte e manuseio, podendo levar à perda do produto e prejuízos para a empresa, já que o consumidor não está disposto a comprar um produto danificado.

Além disso, o chocolate é sensível à temperatura e pode derreter se exposto a altas temperaturas. Por isso, é importante que os ovos de Páscoa sejam armazenados em um local fresco e seco, protegidos do calor e da umidade. Considerando os níveis médios de temperatura em algumas regiões do Brasil, não é difícil imaginar como esse produto pode ser afetado. Daí que tanto a armazenagem quanto o transporte devem ser realizados sob rígido controle de temperatura, que varia de 16oC a 22oC, conhecida como “cadeia fria” do produto. Em alguns casos, inclusive, o próprio local de venda do produto dispõe de áreas específicas, refrigeradas, para sua exposição e venda.

Fonte: REXPERTS

Os caminhões utilizados na logística dos ovos de Páscoa, para o transporte dos ovos de chocolate, devem dispor de isolamento térmico nas paredes e portas, com refrigeração que garanta um nível de temperatura da ordem de 14oC a 20oC durante todo o transporte.

Uma outra questão importante está relacionada ao espaço de armazenamento. Devido ao seu tamanho e formato, potencializado pelas diferenças existentes nessas características do produto, os ovos de chocolate normalmente ocupam um grande espaço de armazenamento, isso porque não se podem empilhar os paletes do produto, evitando-se esmagamento das caixas por excesso de peso. Assim, é importante que a empresa tenha um espaço adequado para armazená-los, sem comprometer seus demais produtos.

Fonte: Mundo Logística

Além da questão do controle da temperatura, o transporte dos ovos de chocolate requer outros cuidados, de forma a evitar quebras e danos. Os fabricantes devem se preocupar em utilizar embalagens adequadas e fornecer as condições necessárias para evitar, por exemplo, riscos de quebra ou dano por impacto no produto.

Em relação à validade do produto, a armazenagem e transporte devem também garantir a manutenção da qualidade e sabor do produto até chegar ao consumidor final, evitando, por exemplo, operações junto com outros produtos que possam alterar o sabor do chocolate.

A preocupação com a Logística Reversa

É importante ressaltar, também, que as operações na logística dos ovos de Páscoa não se encerram no domingo de Páscoa. Normalmente há uma sobra de produtos nos pontos de venda, nem sempre íntegros, pois os próprios consumidores, muitas vezes, provocam queda ou danos na manipulação do produto.

Assim, é usual que esses pontos de venda façam promoções após a Páscoa, com o objetivo de reduzir a quantidade de produto em estoque, mesmo aqueles danificados, que são oferecidos com preços reduzidos aos consumidores mais chocólatras.

Mesmo assim, apesar de todo esse esforço de venda, não se pode esquecer da necessidade de planejamento de uma logística reversa, pois acaba sendo necessário devolver produtos do estoque dos pontos de venda para os fabricantes, quando as promoções não forem suficientes para garantir a venda total dos produtos. A importância da logística reversa em uma cadeia de suprimentos é um dos assuntos já discutidos em publicações de nosso blog.

Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?

Retomando, então, a canção infantil, percebemos o quão complexa é a logística dos ovos de Páscoa, seja na produção ou na distribuição de ovos de Páscoa, cada vez mais acentuada pela variedade de produtos colocados no mercado.

Desde a compra da matéria prima até a colocação do produto nos inúmeros pontos de venda espalhados pelo Brasil, os cuidados com as operações envolvendo os ovos de chocolate é grande, impactando naturalmente os seus custos logísticos, exigindo condições especiais de armazenamento e transporte e cuidados no manuseio e exposição do produto, na logística dos ovos de Páscoa, que garantam que este chegue ao mercado de forma a fazer com que a Páscoa dos consumidores seja saborosa!

A propósito, desejamos uma Feliz Páscoa a você, nosso leitor, com muita saúde e paz, mas também ovos de Páscoa que tragam mais alegria e sabor à sua festa!

Referências

ABICAB. Páscoa 2023 tem recorde de lançamentos para atender consumidores. Acesso em 01 abr. 2023.

ANDRADE, Mateus Elias Campos Monteiro et al. Aplicação da metodologia de análise e solução de problemas (MASP) na produção de ovos de Páscoa em uma indústria de chocolates. In: South American Development Society Journal, v.7, n. 20, p. 185-203. 2021.

CNN Brasil. Você sabe como funciona uma fábrica de ovos de Páscoa? Descubra como! Acesso em 03 abr. 2023.

MUNDO EDUCAÇÃO. Ovo de Páscoa. Acesso em 01 abr. 2023.

MUNDO LOGÍSTICA. FM Logistic movimenta mais de 7 milhões de ovos de Páscoa em um mês. Acesso em 01 de abr. de 2023.

REXPERTS. Galpões refrigerados: especificações e detalhes surpreendentes desse tipo de investimento imobiliário. Acesso em 01 de abr. 2023.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter Sem Mistérios

.

Gostou? Compartilhe!

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).