Essa pergunta pode parecer um tanto quanto assustadora, não é mesmo? No entanto, momentos de crise podem ocorrer com qualquer empresa, sendo importante avaliar o quanto ela está preparada para enfrentar os desafios de qualquer natureza, como, por exemplo, momentos de recessão econômica.
Não há como prever, com exatidão, se haverá uma recessão econômica em 2023, pois a economia é influenciada por muitos fatores, incluindo situações políticas internacionais e mudanças no mercado. No entanto, alguns economistas e especialistas financeiros estão monitorando de perto o desenvolvimento da economia e fazendo previsões nada animadoras.
A guerra na Ucrânia, por exemplo, tem tido um fator negativo para a economia mundial, a partir de uma instabilidade política, prejudicando o comércio e a produção de matérias-primas e reduzindo investimentos. É importante lembrar que a economia mundial é complexa e influenciada por muitos outros fatores, e o impacto da guerra na Ucrânia é apenas um desses fatores atuais.
Um outro fator é o aumento da taxa de juros do Federal Reserve (Fed), Banco Central dos Estados Unidos. Essa taxa de juros é usada como uma ferramenta para controlar a economia e esse aumento indica que o dinheiro ficará mais caro para empréstimo às empresas, provocando um desaceleramento do crescimento econômico.
Todos esses eventos têm impacto direto sobre a cadeia de suprimentos. Primeiro porque, de imediato, se observa uma redução na demanda, decorrente dessa desaceleração do crescimento. Tentando driblar essa situação, as empresas poderão tender a reduzir o preço dos produtos, visando estimular o consumo, a níveis que podem ser aqueles anteriores ao período da pandemia. Porém, essa redução de preços impacta diretamente a receita, e consequentemente os lucros, dos membros da cadeia de suprimento como um todo.
É exatamente por esse motivo que é importante avaliar a viabilidade de um fornecedor!
O que é a viabilidade do fornecedor?
Viabilidade do fornecedor significa a capacidade que ele tem de fornecer bens ou serviços de forma consistente e a um custo razoável. Em outras palavras, é a capacidade de um fornecedor de continuar a operar de uma maneira rentável e sustentável.
A viabilidade de um fornecedor é uma avaliação importante para as empresas, pois elas precisam garantir a disponibilidade de insumos críticos para seus negócios. Um relatório da Riskmethods revelou que 79% dos negócios perderam 4% de suas receitas devido a interrupções em suas cadeias de suprimento nos últimos 3 anos. Isso demonstra o quanto a viabilidade do fornecedor é uma medida importante da sua capacidade de suportar ou contribuir para o sucesso, a longo prazo, do negócio de seus clientes.
Por que a avaliar a viabilidade do fornecedor é importante?
A avaliação da viabilidade do fornecedor pode incluir uma revisão da sua situação financeira, da sua estrutura de custos, da qualidade de seus produtos e serviços, bem como da sua capacidade de atender aos prazos de entrega.
Pode também incluir fatores externos, como mudanças na indústria, flutuações na economia, mudanças nas regulamentações e outros fatores que podem afetar a capacidade de um fornecedor operar de forma consistente.
A avaliação vai demonstrar, por exemplo, se o fornecedor tem condições reais de atender a todos os requisitos estabelecidos no contrato entre ele e a empresa. Ele deve demonstrar, entre outras coisas, sua capacidade de sobrevivência e crescimento em um mercado volátil. Assim, a avaliação da viabilidade do fornecedor se torna uma estratégia para redução de riscos, permitindo identificar fornecedores sujeitos a enfrentar problemas nesse ambiente de mercado.
Além disso, a avaliação da viabilidade do fornecedor fortalece a gestão do relacionamento com fornecedor na cadeia de suprimentos. Através dessa gestão é possível identificar os fornecedores mais adequados para fechar parcerias e que são os mais críticos para o negócio em termos de performance e continuidade.
Para que essa avaliação tenha êxito, é fundamental fazer as perguntas corretas através de ferramentas e processos que possam se mostrar mais adequados a essa tarefa.
Como estruturar um processo de avaliação da viabilidade do fornecedor?
Esse processo pode ser desenhado de acordo com as necessidades específicas de cada empresa. É importante lembrar que a avaliação deve ser feita de forma regular para garantir que a empresa continue a trabalhar com fornecedores confiáveis e viáveis.
A seguir, apresentamos um processo que pode ser usado para avaliar a viabilidade de um fornecedor:
- Análise financeira: Verifique o histórico financeiro do fornecedor, incluindo o seu balanço patrimonial, a demonstração de resultados e as demonstrações financeiras dos últimos anos. Isso ajuda a avaliar a solidez financeira do fornecedor, e se ele tem recursos suficientes para continuar a fornecer bens ou serviços.
- Verificação da qualidade dos produtos e serviços: Verifique a qualidade dos produtos ou serviços fornecidos pelo fornecedor. Isso pode incluir revisões de produtos, entrevistas com outros clientes e uma revisão das classificações de qualidade dos produtos.
- Avaliação da capacidade de atendimento a prazos: Verifique se o fornecedor tem um bom histórico de atendimento a prazos. Isso inclui revisar o histórico de entregas do fornecedor e entrevistar outros clientes sobre suas experiências de prazos de entrega do fornecedor.
- Revisão das práticas de negócios: Verifique as práticas de negócios do fornecedor, incluindo seu compromisso com a conformidade regulatória, sua política de privacidade e segurança de dados, bem como suas políticas de trabalho e meio ambiente.
- Entrevista com os gestores: Entre em contato com os gestores do fornecedor e pergunte sobre sua visão para o futuro, sua estratégia de crescimento e sua abordagem para garantir a sustentabilidade de seus negócios.
Após completar a avaliação, avalie todas as informações coletadas para determinar a viabilidade do fornecedor. Isso pode resultar em uma classificação geral do fornecedor, uma lista de pontos fortes e fracos e uma avaliação da capacidade do fornecedor de contribuir para o sucesso, a longo prazo, do negócio de seus clientes.
Avaliação dos riscos e medidas preventivas
Uma vez os riscos estejam identificados, o próximo passo é a compreensão sobre o tipo de risco e seu nível de urgência. O objetivo é identificar os riscos mais críticos baseado na probabilidade e no impacto e tratá-los primeiro. Por probabilidade entende-se a possibilidade de ocorrência dos riscos, enquanto que o impacto está relacionado ao impacto financeiro na marca, caso o risco aconteça.
Pode ocorrer de haver uma tão grande quantidade de riscos que seja difícil tratar com tempo e investimento limitados.
Definidos, então, os risco prioritários, o passo seguinte é criar um plano de ação para mitigar esses riscos, propiciando a segurança na comunicação e contabilidade. O plano deve ser implementado de forma que os dados e as ferramentas corretas sejam utilizadas, assegurando uma monitoração contínua do fornecedor, com vistas à reduzir os riscos ao máximo.
Resumo
Nos últimos anos, a pandemia teve um grande impacto nas organizações. A habilidade em se adaptar é a chave para que o negócio se mantenha estável em tempos mais conturbados.
É momento de preparar-se proativamente para o futuro, criando uma cadeia de suprimentos robusta. A identificação dos fornecedores críticos depende de uma avaliação da viabilidade dos fornecedores, tanto os grandes quando os pequenos fornecedores.
As empresas não devem esperar chegar a um ponto em que a situação se torne incontrolável, atuando de forma proativa junto aos fornecedores.
Referência
JUDS, Jason. Supplier viability: are your suppliers prepared for a downturn. HOT TOPICS. CSCMP, dezembro, 2022.