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Área de compras: habilidades para transformação digital

Não há como negar que a transformação digital chegou para ficar, com a crise instalada no mundo empresarial com a pandemia da COVID-19 em 2020. A maior parte das empresas do mundo confirmam que a transformação digital se tornou a prioridade número 1 nos seus negócios, em 2021. Mas apesar disso, ainda existem inúmeros desafios a serem vencidos como, por exemplo, o desenvolvimento de habilidades para transformação digital na área de compras.

O termo “transformação digital” passou a ser utilizado para representar o conjunto de iniciativas tecnológicas nas áreas de negócios. No entanto esse conceito vai muito além. A transformação digital exige uma rápida resposta das organizações às mudanças em seus processos, desenvolvendo capacidades, novas ou já existentes, para atendê-las.

A pandemia serviu às empresas como um grande “despertador” para uma nova realidade, exigindo que fossem acelerados os investimentos em tecnologia que, se não fosse a pandemia, seriam aplicados a mais longo prazo. Essa foi uma necessidade urgente para que as empresas pudessem se manter vivas em seus mercados.

Uma pesquisa realizada pelo The Hackett Group identificou que 73% dos entrevistados entendem que a inovação digital se tornou uma característica permanente do ambiente empresarial, mesmo após o retorno à normalidade (“novo normal”). Além disso, 72% consideram que a transformação digital nos canais de distribuição também será duradoura.

Essa nova mentalidade mudou o entendimento sobre a transformação digital da seguinte forma:

  • Ressaltou a importância da velocidade como uma medida da resposta à mudança;
  • Redefiniu as expectativas a respeito da taxa de crescimento da adoção de novas tecnologias;
  • Reforçou a importância de uma estratégia de investimentos em tecnologia para o desenvolvimento de novas habilidades;
  • Estabeleceu o valor do modelo de operação digital na condução assertiva de resultados positivos do negócio;
  • Definiu perspectivas duradouras sobre as mudanças “no novo normal”.

Cinco habilidades essenciais para transformação digital na área de compras

A chave para destravar a transformação digital está na construção de recursos essenciais orientados pela empresa e pelas estratégias digitais da área de compras, apoiados por uma sólida tecnologia da informação.

A estratégia de negócios digitais decorre das ameaças e oportunidades criadas pela inovação tecnológica, competição, construção disruptiva, competências principais e condições gerais do negócio.

área de compras
A conjugação de diferentes tecnologias é um impulsionador no desenvolvimento de estratégias de negócios.

Para vencer esses desafios, cinco habilidades essenciais são necessárias ao desenvolvimento dos negócios digitais: engajamento digital, organização e força de trabalho digital, otimização do serviço digital, ecossistema digital e visão de negócios em base analítica.

Embora a área de compras esteja cada vez mais no controle de sua transformação digital, ela deve caminhar alinhadas à área de Tecnologia da Informação, para garantir a adesão às diretrizes gerais da empresa, na seleção dos sistemas e ferramentas a serem aplicadas.

Engajamento Digital

Um verdadeiro tsunami de inovações digitais modificou a forma como as empresas e as áreas de negócio, entre elas a área de compras, se relacionam com os clientes, fornecedores, parceiros e outras partes interessadas. Essas tecnologias contribuem para integração dos canais entre esses membros, na automação dos escritórios, plataformas de e-commerce, atendimento ao cliente e mídias sociais.

A área de compras deve oferecer ferramentas que permitam o autoatendimento, aumentando a eficiência e a velocidade, reduzindo erros e melhorando a experiência do cliente. Entre as ações necessárias destacam-se os painéis com acesso em tempo real aos dados, privacidade e segurança das informações dos clientes, autosserviço assistido e engajamento multicanal contínuo.

Organização e Força de Trabalho Digital

A tecnologia mudou as relações no trabalho, automatizando rotinas, digitalizando fluxos de trabalho, conectando as equipes em times virtuais e capacitando-as com ferramentas de produtividade pessoal. A maioria das habilidades digitais atuais permitem o acesso remoto das equipes a aplicativos, ferramentas de gestão do conhecimento, plataformas colaborativas online e outros mecanismos automatizados de comunicação. A pandemia intensificou o uso dessas ferramentas, na medida em que grande parte dos trabalhadores passou a atuar em home office.

área de compras
A tecnologia trouxe alterações às relações entre os empregados, conectando as equipes em times virtuais.

Estima-se que a nova onda da transformação digital venha a aprofundar ainda mais os impactos sobre os trabalhadores e suas rotinas, modificando significativamente a natureza do trabalho.

Otimização do Serviço Digital

A natureza dinâmica dos processos de negócio e dos modelos operacionais, historicamente, dificultou a automatização desses processos. Sem uma grande atualização das plataformas e dos recursos de tecnologia da informação essa situação só tende a se agravar.

A otimização do serviço digital se concentra na digitalização e gestão dos processos de negócio, na automatização dos fluxos de trabalho, sustentados pelas ferramentas de tecnologia da informação disponíveis.

Ecossistema Digital

As estruturas tradicionais das organizações e das cadeias de valor estão evoluindo para redes de conexão digitais, incluindo os fornecedores e clientes. São exemplos de ecossistemas digitais emergentes: redes B2B (business to business), redes de conhecimento e internet das coisas (IoT).

Através das redes de conhecimento, as empresas podem, por exemplo, colaborar na inovação de fornecedores estratégicos ou incorporar o feedback dos clientes no desenvolvimento de seus produtos.

Por sua vez, um ecossistema baseado na Internet das Coisas permite novas modalidades de negócios, produtos ou oferta de serviços.

Visão de negócios em base analítica

A capacidade de minerar dados para oportunidades de novos negócios é um fator competitivo, sendo um grande diferenciador em alguns segmentos do mercado.

Empresas como Uber, Amazon, Google e Facebook otimizam suas ofertas de serviço praticamente em tempo real, através da análise de dados.  Da mesma forma, diversas empresas estão redesenhando seus modelos de negócio, através de fluxos de receita utilizando análise de dados.

Agilizando a transformação digital na área de compras

Para construir os recursos digitais que permitam aumentar a velocidade na geração de valor, é necessário se utilizar das ferramentas corretas, dentre o amplo cenário atualmente disponível. As etapas a seguir ajudam na definição do caminho a ser trilhado para acelerar a transformação digital na área de compras de sua empresa.

  1. Faça uma rápida avaliação – estabeleça o gap de maturidade digital existente
  2. Dimensione as oportunidades – estabeleça as oportunidades que nortearão a transformação digital
  3. Estabeleça suas metas – avalie o valor e o impacto das iniciativas
  4. Desenhe a estratégia digital – desenvolva uma trilha para reduzir os gaps e alavancara maturidade digital

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REFERÊNCIAS:

GIBBONS, Laura; YOO, Timothy. Five Essential Digital Business Capabilities. Procurement Excelleration – The Hacket Group, 2021.

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4 respostas

    1. Obrigado pelo feedback, Celso.
      Estamos sempre tentando trazer assuntos que possam ser úteis aos interessados por logística.
      Convido a acompanhar nosso instagram @logisticasemmisterios
      Abraços,
      Francisco Paiva

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