Blog Logística Sem Mistérios

Transformação digital nas cadeias de suprimento na pós-pandemia

É inegável que a pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de alterações no comportamento do mercado e, consequentemente, na gestão das cadeias de suprimento. O aumento das operações por e-commerce, em função do isolamento social adotado mundo afora, foi um dos grandes responsáveis por essas mudanças. A velocidade de resposta das empresas a esse novo cenário provocou uma verdadeira transformação digital em seus processos.

Nesse artigo, vamos analisar os resultados de uma pesquisa realizada pelo Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP) e ToolGroup, que objetivou analisar as estratégias de transformação digital nas cadeias de suprimento na pós-pandemia.

A Pesquisa

O CSCMP e o ToolsGroup entrevistaram mais de 200 profissionais envolvidos na gestão de cadeias de suprimento, ao redor do mundo, comparando os resultados com uma pesquisa anterior feita pelo próprio ToolsGroup em 2019 e com resultados de outras pesquisas feitas na indústria em geral.

Foram selecionados entrevistados ocupando diferentes cargos dentro da cadeia de suprimento, entre os quais: executivos, gerentes, equipes de planejamento, vendas, distribuição e serviços terceirizados, assim como empresas de consultoria, abrangendo um leque bastante significativo de profissionais da área.

Principais impactos

A pesquisa mostrou que o ano de 2020 teve um impacto profundo sobre as operações nas cadeias de suprimento. Apenas 3% dos entrevistados consideraram não ter havido nenhum impacto (gráfico 1).

Impactos da COVID-19 nos negócios
Gráfico 1 – Como a COVID-19 afetou o seu negócio?

Os principais impactos citados foram as vulnerabilidades dos processos e as instabilidades tanto nos fornecedores de matéria prima como no mercado, seja por aumento ou redução da demanda. Podemos entender essas variações como decorrentes de uma série de alterações nos procedimentos operacionais, que passaram a ser necessárias para atendimento às novas necessidades.

Em relação aos aos impactos nos processos de transformação digital, já em andamento, 74% das organizações indicaram algum tipo de impacto (gráfico 2).

Impactos da pandemia na estratégia de transformação digital
Gráfico 2 – Como a pandemia da COVID-19 influenciou a estratégia de transformação digital de sua cadeia de suprimento?

Das empresas que consideraram ter havido algum impacto, a maioria ressaltou a aceleração da transformação digital (42%). Essa aceleração vem em decorrência da maior velocidade de resposta às alterações do mercado. Nesse aspecto, a transformação digital dos processos é fundamental, pois através dela se torna possível integrar processos, tratar informações, incrementar os relacionamentos com os clientes, de uma forma mais veloz e consistente.

Os demais impactos foram mudanças de prioridades ou, em poucos casos, atrasos ou suspensão temporária dos processos. Cerca de 26% dos entrevistados consideraram não ter havido nenhum tipo de impacto.

Liderança na transformação digital

Quem liderou essa transformação digital nas empresas? Outra informação relevante trazida pela pesquisa vem como resposta a essa pergunta (gráfico 3).

Liderança na transformação digital
Gráfico 3 – Quem está liderando a transformação digital da cadeia de suprimentos de sua empresa?

Cerca de 30% dos entrevistados afirmaram que o CEO das empresas têm sido o principal líder de suas estratégias de transformação digital. Para outros, a liderança tem sido desempenhada por gerentes das áreas de operações, cadeia de suprimentos e logística, enquanto alguns citam comitês de gerentes como responsáveis. Em alguns casos o processo é liderado pelo Conselho de Administração, formado pelos diretores da empresa, ou especificamente por um ou outro diretor (Tecnologia da Informação ou Financeiro).

O fato é que se percebe que a transformação digital nas cadeias de suprimento está vinculada ao empenho dos dirigentes das empresas, nos diferentes níveis, na condução de todo esse processo.

Planos de investimentos

Em relação aos investimentos, a pesquisa mostrou que estão concentrados na otimização dos estoques e no planejamento das operações que compõem a cadeia de suprimentos, principalmente relacionadas à produção, demandas, vendas e transportes.

Plano de investimentos em transformação digital
Gráfico 4 – Quais são seus planos de investimento para essas tecnologias?

A transformação digital vem então ao encontro daquelas operações consideradas mais críticas nas cadeias de suprimento, sendo uma ferramenta fundamental de planejamento.

Resumindo

A pandemia do coronavírus acabou por expor as fraquezas existentes nas cadeias de suprimento, motivando as empresas a buscarem respostas rápidas para as volatilidades observadas no mercado.

Os resultados mostram que a transformação digital das cadeias de suprimento está acelerada, ao redor do mundo, e apesar dos obstáculos, as empresas estão buscando investimentos em tecnologia nos seus diversos processos.

Entre os principais fatores impulsionadores para essa realidade estão a aceleração do e-commerce, os desafios advindos das novas modalidades de trabalho (home-office principalmente) e a necessidade de operações multicanal.

E o futuro mostra que essa realidade tende a se manter, mesmo após a retomada do chamado “novo normal”. O mercado adquiriu novos hábitos com a pandemia e a tendência, segundo especialistas de mercado, é de que várias dessas práticas se mantenham, o que obriga as empresas a ampliarem suas estratégias de transformação digital.


Gostou desse tema? Ele, assim como outros, fazem parte de nosso curso online sobre Logística integrada na cadeia de suprimentos! Para conhecer, na íntegra, o programa do curso, clique aqui.

Deixe seu comentário e compartilhe esse artigo em suas redes sociais.


REFERÊNCIAS:

CSCMP. 2021 Digital Transformation Survey Report.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter Sem Mistérios

Gostou? Compartilhe!

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.