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Transporte rodoviário de cargas: entenda os desafios desse modal de transporte

O transporte rodoviário de cargas é uma das principais formas de escoamento de produtos no Brasil, representando mais de 60% do total de cargas transportadas no país. Desde o início do século XX, o Brasil vem investindo em infraestrutura viária para viabilizar o transporte de cargas em suas rodovias. A expansão do agronegócio e da indústria, tornou o transporte rodoviário de cargas ainda mais relevante para o país.

Apesar de sua importância, o transporte rodoviário de cargas no Brasil enfrenta diversos desafios, principalmente em relação à infraestrutura de transportes. As estradas brasileiras apresentam deficiências e falta de investimento em manutenção, o que prejudica o desempenho do setor e aumenta os custos de transporte. Além disso, o setor também é afetado por questões regulatórias, como a legislação de transporte e a regulação de preços, que impactam diretamente o valor dos fretes.

Embora enfrentando esses desafios, o transporte rodoviário de cargas ainda é amplamente utilizado no Brasil devido às suas vantagens em relação a outros modais. A flexibilidade de rotas, rapidez e agilidade na entrega, bem como a facilidade de acesso a praticamente todas as regiões do país, são alguns dos fatores que tornam o modal rodoviário a escolha preferida de muitas empresas.

Nessa publicação, procuramos discutir as nuances do transporte rodoviário de cargas no Brasil e suas implicações para o setor logístico do país. A partir desse entendimento, é possível buscar soluções para os desafios enfrentados pelo setor e garantir uma logística mais eficiente e sustentável para a economia brasileira.

Importância histórica do transporte rodoviário de cargas

O transporte rodoviário de cargas é uma das principais formas de movimentação de produtos no Brasil e desempenha um papel fundamental na economia do país. No entanto, nem sempre foi assim. Até a década de 1940, o transporte ferroviário era a principal forma de transporte de cargas no país. A publicação de nosso blog “Os desafios enfrentados pelo transporte ferroviário no Brasil” apresenta o histórico de utilização do transporte ferroviário de cargas.

Foi somente a partir da década de 1950 que o transporte rodoviário começou a ganhar força e se tornar uma opção viável para o transporte de mercadorias.

Um dos principais motivos para o crescimento do transporte rodoviário de cargas foi o desenvolvimento da indústria automobilística no país. Com o aumento da produção de caminhões e a construção de rodovias, o transporte rodoviário se tornou uma opção mais rápida e eficiente para o transporte de cargas, especialmente em áreas onde o transporte ferroviário não era uma opção viável.

Outro fator importante foi o desenvolvimento da economia brasileira, que demandava cada vez mais o transporte de mercadorias. Com a expansão da agricultura, da indústria e do comércio, o transporte de cargas se tornou uma atividade cada vez mais essencial para o funcionamento de nossa economia.

Com o tempo, o transporte rodoviário se consolidou como a principal forma de transporte de cargas no Brasil. Hoje, mais de 60% de todas as cargas transportadas no país são movimentadas por caminhões. O transporte rodoviário é fundamental para o abastecimento de alimentos, medicamentos, combustíveis e outros produtos essenciais em todo o território nacional, especialmente nas regiões mais remotas.

Além disso, o transporte rodoviário é um grande gerador de empregos e movimenta a economia de muitas cidades e regiões do país. O setor de transporte rodoviário de cargas é responsável por empregar milhares de pessoas em todo o país, desde motoristas e ajudantes, até profissionais de logística e manutenção.

Tipos de veículos utilizados no transporte rodoviário de cargas

Diversos tipos de veículos são utilizados no transporte rodoviário de cargas, com características e especificidades que os tornam adequados ao transporte de diferentes tipos de produtos.

Os caminhões de transporte de mercadorias são os mais comumente utilizados no transporte rodoviário de cargas. Eles são utilizados para transportar uma grande variedade de produtos, que incluem alimentos, materiais de construção, máquinas, móveis entre outras cargas. Esses caminhões podem ter diferentes tamanhos e capacidades e geralmente são equipados com baús, plataformas ou carrocerias para transportar as cargas.

O caminhão baú é um dos mais comuns utilizados no transporte de diferentes tipos de cargas.

Alguns caminhões são próprios para o transporte de carga viva. Esses veículos são específicos para o transporte de gado, equinos, aves e suínos, porque são equipados com compartimentos especiais que garantem o bem-estar dos animais vivos durante o transporte. É importante ressaltar que o transporte de cargas vivas exige cuidados especiais, sujeito a regulamentações específicas estabelecendo regras a serem cumpridas nesse tipo de transporte.

A maior preocupação no transporte de carga viva é garantir o bem-estar dos animais transportados.

Caminhões para transporte de produtos perecíveis são utilizados para transportar alimentos e outros produtos que precisam ser mantidos refrigerados ou congelados durante o transporte. Esses veículos são equipados com sistemas de refrigeração que garantem o controle da temperatura nos níveis adequados para garantia da integridade dos produtos.

O controle da temperatura é primordial para o transporte de produtos perecíveis em caminhões frigoríficos.

Produtos que também exigem condições especiais para o transporte, líquidos e gases são transportados em caminhões tanque. Esses caminhões possuem compartimentos onde os produtos são armazenados para transporte. A maior parte desses produtos são considerados cargas perigosas e, por esse motivo, há sinalização específica nos veículos indicando os riscos associados ao produto que está sendo transportado.

A legislação exige a sinalização para o perigo em relação à carga transportada em um caminhão tanque.

As carretas são veículos de grande porte, utilizados para transportar cargas volumosas ou de grande peso. As carretas podem ter diferentes tipos de carrocerias, como baús, graneleiras e tanques. Essas são acopladas a um cavalo mecânico (caminhão sem carroceria) para formar o veículo.

As carretas são utilizadas no transporte de grandes volumes de cargas.

Quando as carretas são formadas por uma ou mais carrocerias, constituem os chamados bitrens e rodotrens. Essas carretas são utilizadas para transportar cargas ainda maiores, ou de grande peso como grãos e minérios. Os bitrens são compostos por duas carretas e um cavalo mecânico, enquanto os rodotrens possuem até três carrocerias.

Os bitrens têm uma configuração bastante versátil ao transporte de cargas.

Além desses veículos, existem outros tipos utilizados no transporte rodoviário de cargas como os caminhões Munck (utilizados para içar cargas) e os caminhões cegonha (utilizados no transporte de veículos).

É importante destacar que cada tipo de carga exige um tipo específico de veículo e que o transporte de cargas está sujeito a regulamentações e normas específicas para garantir a segurança do transporte e a integridade das cargas.

Infraestrutura do transporte rodoviário de cargas

A infraestrutura do transporte rodoviário de cargas no Brasil é, sem dúvida, um tema de grande importância para a economia do país, se considerarmos a grande participação desse modal no transporte de cargas no país.

Dessa forma, fica evidente a importância das estradas brasileiras para o escoamento da produção e distribuição de produtos em todo o país. Apesar disso, a infraestrutura de estradas no Brasil ainda é considerada como inadequada para atender às demandas do setor. Segundo dados do relatório do Fórum Econômico Mundial, em 2020, o Brasil ocupa a 90ª posição em um ranking de 141 países avaliados quanto à qualidade de suas estradas.

Entre os principais problemas enfrentados pelas estradas brasileiras, destacam-se a falta de investimentos em manutenção e ampliação da malha rodoviária, a falta de segurança nas estradas e a baixa qualidade da pavimentação das rodovias.

A falta de investimentos em manutenção e ampliação da malha rodoviária é um dos principais fatores que contribuem para a má qualidade das estradas brasileiras. A maioria das rodovias brasileiras apresenta problemas como buracos, rachaduras e desníveis, comprometendo a segurança e a eficiência do transporte de cargas.

Além disso, a falta de segurança nas estradas brasileiras é outro fator que preocupa os transportadores. As rodovias brasileiras apresentam altos índices de assaltos, o que gera prejuízos financeiros para as empresas e coloca em risco a vida dos motoristas e dos demais envolvidos no transporte de cargas.

Por fim, a baixa qualidade da pavimentação das rodovias também é um problema que afeta a infraestrutura de cargas no Brasil. A pavimentação é considerada de baixa qualidade e apresenta pouca durabilidade, o que leva a uma maior necessidade de manutenção e reformas frequentes.

Custos no transporte rodoviário de cargas

O transporte rodoviário de cargas exige grandes investimentos e apresenta um alto custo operacional no Brasil, influenciados, principalmente, pelo preço dos combustíveis, tarifas de pedágios, custos de manutenção dos veículos, mão de obras e tributação.

Um dos principais fatores que contribuem para os custos do transporte rodoviário de cargas no Brasil é, sem dúvida, o preço do combustível. O diesel é o combustível utilizado pelos caminhões de carga, e seu preço é influenciado por impostos e tributos, aumentando ainda mais o custo do combustível. Como é grande a movimentação de caminhões no país, esse acaba sendo um custo dos mais significativos.

Um segundo fator nos custos do transporte rodoviário de cargas são as tarifas de pedágio. Elas são cobradas em todas as principais rodovias do país, e seu valor varia de acordo com a concessionária e a região. O pedágio é um custo fixo que deve ser considerado pelos transportadores no momento de calcular o valor do frete a ser cobrado no transporte de cargas.

O custo de manutenção dos veículos também é um fator que influencia o valor dos fretes rodoviários no Brasil. Os caminhões de carga exigem manutenção regular, que inclui troca de peças, revisão do motor, troca de pneus e outros serviços. O custo desses serviços é bastante elevado e deve ser considerado pelos transportadores na hora de definir o valor do frete.

A mão de obra é outro fator que contribui para os custos do transporte rodoviário de cargas no Brasil. Os motoristas de caminhão são profissionais capacitados e que possuem grande responsabilidade em relação à segurança das cargas transportadas. Por esse motivo, o salário dos motoristas de caminhão influencia diretamente no valor dos fretes dos serviços.

Quando comparado a outros países, o custo do transporte rodoviário de cargas no Brasil é relativamente elevado. De acordo com um estudo realizado, o custo do transporte rodoviário de cargas no Brasil é 12% superior ao da Argentina, 37% superior ao do México e 62% superior ao dos Estados Unidos

Vantagens e desvantagens do transporte rodoviário de cargas

O transporte rodoviário de cargas é uma modalidade amplamente utilizada no Brasil e em todo o mundo, devido principalmente a diversas vantagens que o transporte oferece. É preciso, no entanto, também levar em consideração algumas desvantagens, que devem ser avaliadas antes de se optar por essa modalidade de transporte.

A flexibilidade do transporte rodoviário de cargas permite que estas sejam levadas a praticamente qualquer lugar, já que as estradas alcançam a todas as regiões do país. Com isso é possível uma maior flexibilidade na programação e na entrega das cargas.

Outra vantagem é a rapidez oferecida pelo transporte rodoviário de cargas, sendo ideal para aquelas cargas que precisam ser entregues em prazos curtos ou em casos de emergência.

Os custos do transporte rodoviário de cargas são menores do que outros modais, como o transporte aéreo ou o marítimo. Além disso, é possível reduzir esses custos utilizando-se veículos com capacidade para transporte de uma maior quantidade de cargas, como os bitrens e os rodotrens.

Entre as desvantagens do transporte rodoviário de cargas, podemos citar a limitação da capacidade de transporte como uma das principais. Os veículos utilizados possuem capacidade limitada o que pode ser um problema para o transporte de cargas muito volumosas ou pesadas.

Outra grande preocupação está relacionada ao impacto ambiental provocado pelo transporte rodoviário de cargas. Em função da grande quantidade de veículos utilizados no transporte, essa é uma das modalidades que apresenta um maior impacto ambiental, em função da emissão de gases poluentes pelos veículos.

As condições precárias das estradas brasileiras, que não possuem manutenção adequada, é um dos fatores que dificulta o tráfego, aumentando o risco de acidentes e os custos com a manutenção dos veículos. Além disso, nas grandes cidades, os congestionamentos podem ser um fator para atrasos nas entregas dos produtos.

Deixamos por último o comentário sobre a segurança no transporte rodoviário de cargas. Esse sem dúvida é uma das maiores preocupações das empresas em função do grande risco de roubo de cargas. No entanto, com o avanço da tecnologia, os veículos hoje possuem sistemas de monitoramento em tempo real, aumentando a segurança das cargas e reduzindo os riscos de roubo e perda de produtos.

Diante dessas vantagens e desvantagens, é importante avaliar cada caso, individualmente, para determinar se o transporte rodoviário de cargas é a melhor opção. Para cargas que precisam ser entregues rapidamente, em quantidades menores e em locais de difícil acesso, o transporte rodoviário pode ser a melhor escolha. No entanto, para cargas de grande volume e peso, com prazos de entrega mais longos e que possam ser transportadas por outros meios, pode ser mais vantajoso optar por outras modalidades de transporte.

Referências

CNT (Confederação Nacional do Transporte). (2020). Pesquisa CNT de Rodovias 2019: Relatório Gerencial. Brasília: CNT.

IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). (2020). Logística de transporte no Brasil: custos e desafios. Brasília: IPEA.

ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). (2021). Transporte Rodoviário de Cargas – TRC. Acesso em 05 maio 2023.

SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). (2021). Transporte rodoviário de cargas: vantagens e desvantagens. Acesso em 05 maio 2023.

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